RHAMNACEAE

Reissekia smilacina (Sm.) Steud.

LC

EOO:

487.202,599 Km2

AOO:

340,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Distribuição do Nordeste ao Sul do Brasil, nos estados do Piauí, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Lima, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>R. smilacina</i> é uma liana da Mata Atlântica, ocorre desde o Paraná até a Paraíba e no interior do país até o Piauí. A Extensão de Ocorrência da espécie é bastante superior à 20.000 km², categorizando a espécie fora de risco de extinção.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

​Reissekiaé um gênero monoespecífico endêmico do Brasil, com ampla distribuiçãodesde o Piauí até o Paraná. É facilmente reconhecível pelas flores comprefloração valvar reduplicada e frutos com alas membranáceas e infladas (Lima;Giulietti, 2005).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Desenvolve-se em bordas de matas (Lima; Giulietti,, 2005).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Liana com ramosestriados, tomentosos; gavinhas circinadas apenas no ápice. Folhas alternas,membranáceas, longamente pecioladas; lâmina cordiforme a ovalada, margemfinamente serreada. Inflorescência axilar, umbeliforme. Flores bissexuadas.Frutos esquizocárpicos (Lima; Giulietti, 2005; Lima, 2011). Desenvolve-se em bordas de matas. Floração em maio efrutificação e floração de junho a novembro (Lima; Giulietti,2005). Polinização por insetos (Silva Júnior, 2007).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​Em perigo (EN). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).